Buscar

Como sarar as feridas da Alma?


Quero nesse momento, toda sua atenção, pois chegamos até aqui para edificar nossa fé juntos e trilharmos o caminho da cura emocional. Lembranças do passado nos machucam e nos sentimos sem forças para prosseguir, não é verdade? Mas lhe convido a tomar algumas atitudes que saram. Esteja de coração aberto para viver as mudanças que você sempre sonhou, se posicionando da forma como você nunca fez antes!

A mudança que você quer estar na ação que você AINDA não teve.

Você não pode decidir sobre o que você viveu no passado, mas poderá decidir sobre o que deseja viver no presente e no futuro.

Quero lhe contar a história de um homem chamado José.

Veremos que em Gênesis 41.50-52 irá nos falar que...

José teve dois filhos que nasceram antes dos anos de fome. Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, era a mãe. José deu ao primeiro o nome de Manassés, dizendo: Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e a casa dos meus pais. Ao segundo filho deu o nome de Efraim, dizendo: Deus me fez prosperar na terra da minha tristeza.”

Acredito que todos, ou a maioria de nós, conhece a história de José. Eu sou uma profunda admiradora da trajetória de José até a realização de seus sonhos. Mas temos que admitir uma coisa, José é uma das pessoas citadas pela palavra que acredito que mais nos identificamos.

José é tão parecido conosco, não é verdade? Uma história de lágrimas, decepções, uma família com integrantes cruéis e atitudes doentias, pressões e situações que geraram tantas dores que com toda certeza causaram feridas profundas na alma! Olhando para esse cenário de José, até ousamos levantar a cortina da nossa alma e reconhecermos que assim como ele, temos as feridas do passado ali também, não é?

Nesse momento baixamos a guarda mesmo, tiramos as cortinas de cima das feridas e nos expomos de forma vulnerável aos nossos olhos. Entendo que para viver a cura que tanto precisamos, teremos que reconhecer que somos necessitados dela.

Algumas pessoas passam a vida inteira sem esse reconhecimento. Culpam a tudo e a todos. Alguns culpam até mesmo Deus por seus fracassos, pois é doloroso demais admitir que o passado lhe deixou em pedaços.

As feridas da alma causada muitas vezes dentro do lar, não são saradas pelo tempo, como muitos pensam, elas são cada dia mais enraizadas e por isso precisam receber o tratamento correto para alcançar a cura.

Não importa em quantos pedaços você está, Deus tem restauração para sua vida!

Deus é especialista em gente quebrada!

Não sei em quantos pedaços você se encontra agora, mas pode ter certeza de que é tempo de cura e restauração dentro da sua alma.

Identifique qual é a fonte da sua dor.

José vai citar o seu sofrimento e a casa de seus pais. Ali estavam as dores dele. Onde estão as suas? As vezes tudo está tão dolorido que nem sabemos onde se origina a dor, não é verdade? Reconhecer a fonte de dor na nossa alma é o primeiro passo. Foi o Abandono dos pais, o abuso sofrido na infância, a rejeição da pessoa amada. Encontre a fonte de dor para secá-la.

Antes de tratar ou cuidar de algo adquira conhecimento de causa.

Você só domina aquilo que conhece.

Olha o que diz em Provérbios 19:2

Não é bom ter zelo sem conhecimento,

Não tenha medo de fazer descobertas dentro da sua alma ferida, quanto mais você conhecer a respeito de si mesmo, mais você terá poder para agir!

E Como secar uma fonte de dor?

Observe o que José vai dizer ao pegar seu primeiro filho no colo, ele deu o nome de Manassés, em memorial ao que Deus o fez. E a ênfase vai estar no ESQUECER. Ele estava se referindo a tudo que ele passou. Ao olhar no dicionário você vai ver que ESQUECER significa DEIXAR ESCAPAR DA MEMÓRIA, ou seja, não se lembrar de algo. Isso pode acontecer de forma proposital ou não.

Sempre que você traz a memória uma dor do passado, você a fortalece no seu presente e você se enfraquece para o seu futuro. Faça essa fonte secar.

Eu secarei as fontes que me enfraquecem.

Veja o relato do profeta que vai reconhecer que ele estava alimentando sua fonte de dor, mas que também sabia o que fazer para secá-la na sua vida! Veja em Lamentações 3:20,21

Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

Quais suas memórias mais fortes?

Essas memórias para sarar as feridas da alma temos que entender que nossas memórias têm que nos trazer esperança e não desespero.

Por vezes temos lembranças tão fortes de uma infância sofrida, de uma rejeição vivida e tantas perdas não superadas que a talvez você se pergunte, mas como posso ter esperança se meu passado foi tão doloroso, não é?

Vencendo o seu passado.

Como vencer o passado?

Só há uma forma de vencer o passado, projetando o futuro.

Você vai perceber que onde José chegava, ele não se prendia as suas frustrações do passado. Mas se ocupava em viver o presente e projetar o futuro.

Ele não chega na casa de Potifar e fica em prantos pela traição de seus irmãos. Ele se ocupa na administração da casa com tanta excelência que tudo será entregue em suas mãos.

Pessoas dispostas a construir realizações maiores que as dores que viveu, conseguem vencer o próprio passado.

Só se projeta o futuro olhando para frente!

E você pode afirmar que tudo, absolutamente tudo sempre dá errado para você, não é?

Olha a história de Jose, Traído pelos irmãos vai para casa de Portifar, Acusado injustamente pela esposa de se senhor vai para prisão, servindo aos outros no cárcere é esquecido por aquele que ele ajudou.

Ele assim, como você tinha tudo para desistir! Quando algo parecia ser bem sucedido, de repente desabava!

Mas um dia deu certo!

Deus o fez prosperar na terra da sua aflição.

Deus lhe fará viver a cura no lugar das suas dores,

Deus irá lhe levantar no lugar que você caiu!

Não desista que ainda tem jeito!

De escravo a governador.


Quer adquirir meu Ebook Vencendo os traumas do passado (Sarando as feridas da alma) Clique aqui

https://www.grifenathalialeandro.com/product-page/vencendo-os-traumas-do-passado

Quer participar do meu grupo de oração no Telegram

Clique aqui https://t.me/nathalialeandrooficial

1,666 visualizações7 comentários
Curso ID

Sua Vida Espiritual nunca

Mais será a mesma!

Contato  +55 85999860463

Nathalia Leandro Palestras e Eventos EIRELI

Rua 36, 17 Maracanaú Ce

CNPJ 30.302.419/0001-69