Buscar

A falha trágica


Em literatura, uma falha trágica é um traço de caráter que causa a queda do herói de uma história. Foi o caso de Uzias, coroado rei de Judá aos 16 anos. Durante muitos anos, ele buscou o Senhor; e, enquanto o fez, Deus lhe deu grande sucesso (2 Crônicas 26:4-5). Mas, as coisas mudaram quando “…divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína” (vv.15-16).

Uzias entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar (v.16), desafiando abertamente o mandamento de Deus. Talvez a soberba o tenha convencido de que as regras de Deus se aplicavam a todos, exceto a ele. Quando Uzias se enfureceu com os sacerdotes que lhe disseram ter errado, o Senhor o feriu com lepra (vv.18-20).

Na literatura e na vida, com frequência vemos uma pessoa de boa reputação decair da honra em desgraça e sofrimento. “Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor…” (v.21).

A única maneira de evitarmos que o néctar do louvor se torne o veneno da soberba é seguirmos o Senhor com um coração humilde.

Como o crisol prova […], assim, o homem é provado pelos louvores que recebe. —Provérbios 27:21


0 visualização
Curso ID

Sua Vida Espiritual nunca

Mais será a mesma!

Contato  +55 85999860463

Nathalia Leandro Palestras e Eventos EIRELI

Rua 36, 17 Maracanaú Ce

CNPJ 30.302.419/0001-69